AUTO - ERC AZORES RALLY 2017

Calendário provisório ERC 2019

NYÍREGYHÁZA HUNGARY EM AÇÃO NO ERC COMO NOVO EVENTO EM 2019 NO CALENDÁRIO EUROPEU DE RALLY *

*Secretário de Estado do Desporto na Hungria: “É um grande passo em estar incluído

*O espectacular Rally Açores abre a temporada em março

*Novo reposicionamento para Liepāja, Polónia e Chipre

*Rallies de asfalto e terra divididos em número igual na lista de datas provisórias  

 

A Hungria regressa ao FIA European Rally Championship pela primeira vez desde 2003 com um novo evento em asfalto na cidade de Nyíregyháza, incluído no calendário provisório em 2019.

 

Com oito eventos – quatro em asfalto e quatro em terra – o plano da lista das datas para a seguinte temporada, foi aprovada pela Comissão de Rallies FIA em Genebra a 7 de novembro. O calendário vai agora ser apresentado ao World Motorsport Council para aprovação final, no próximo dia 5 de dezembro em São Petersburgo.

 

Novo rally em asfalto na temporada ERC

O Rally Hungria é a nova entrada no programa ERC para 2019. O evento totalmente em asfalto vai ter o apoio do Governo húngaro e das autoridades locais. Tem base na cidade de Nyíregyháza situada na zona nordeste da Hungria, aproximadamente a 30 minutos de carro da capital Budapeste.

 

Enquanto o evento é totalmente novo em 2018 – sendo a ronda final do Campeonato Húngaro este fim de semana (9 a 11 de novembro) – a sua origem esteve no final dos anos 80, quando a cidade era uma anfitriã regular de eventos nacionais.

 

Liepāja, Polónia e Chipre reposicionados

Como outras alterações no Calendário ERC 2019, o Rally Liepāja na Letónia e o Rally da Polónia vão ter lugar mais cedo do que em edições anteriores. Anfitriã do final da temporada em 2017 e 2018, o Rally Liepāja move-se mais cedo para o final de maio, enquanto que a Polónia ocupa a data no final de junho, após ter decorrido no penúltimo fim de semana de Setembro em 2018, quando celebrou o 75º aniversário.

 

Os rallies populares nas ilhas abrem a temporada

O Azores Airlines Rallye, localizado na ilha de São Miguel no médio-Atlântico – parte do arquipélago português – e o Rally Islas Canarias na Gran Canaria fornecem os primeiros testes +ara as equipas ERC, que vão beneficiar de apoio de transporte em ambos os eventos.

 

Aventuras de asfalto no meio da temporada

O calendário ERC 2019 inclui dois rallies em asfalto a meio da época: Rally di Roma Capitale e o Barum Czech Rally Zlín, que irá ter lugar duas semanas mais cedo do que o habitual.

 

Separação igual de superfícies para ajudar na aprendizagem dos jovens talentos do ERC Júnior.

Os jovens talentos a competir nos campeonatos ERC Júnior vão construir a sua experiência em três superfícies em asfalto e três em terra solta no calendário 2019.

 

Calendário provisório do FIA European Rally*

Ronda 1: Azores Airlines Rallye, 21-23 de março** (ERC Júnior), terra

Ronda 2: Rally Islas Canarias, 2-4 de maio (ERC Júnior), asfalto

Ronda 3: Rally Liepāja (Letónia), 24-26 de maio (ERC Júnior), terra

Ronda 4: Rally Poland 28-30 de junho (ERC Júnior), terra

Ronda 5: Rally di Roma Capitale (Itália), 19-21 de julho (ERC Júnior), asfalto

Ronda 6: Barum Czech Rally Zlín, 16-18 de agosto (ERC Júnior), asfalto

Ronda 7: Cyprus Rally, 27-29 de setembro, terra

Ronda 8: Rally Hungary, 1-3 de novembro, asfalto

 

*Sujeito à aprovação do FIA World Motor Sport Council

**Sujeito ao acordo com o promotor do evento

 

Jean-Baptiste Ley, Coordenador do ERC Co-ordinator, disse: “Estamos muito satisfeitos em apresentar o calendário provisório FIA European Rally Championship 2019, que continua sujeito à aprovação do FIA World Motor Sport Council. Mais uma vez, respondemos aos pedidos dos competidores em limitar o programa em oito eventos ao longo do ano em superficies divididas igualmente em asfalto e terra.

 

Acolhemos o Rally Hungary como novo evento no programa, enquanto estamos também muito satisfeitos em renovar a nossa longa parceria com o Azores Airlines Rallye, Rally Islas Canarias, Rally Liepāja, Rally Poland, Rally di Roma Capitale, Barum Czech Rally Zlín and the Cyprus Rally.

 

Apesar do Acropolis Rally não fazer parte do calendário ERC 2019, já estamos discutir o seu regresso em 2020. É evento legendário de alto nível e tanto o Eurosport como a OMAE, sempre tiveram um forte relacionamento profissional que queremos preservar. A porta está sempre aberta oara o Acropolis Rally.”

Ralies

Calendário
Social