13528148_536385199898595_6380590339650439296_o

Lotus Rallye 2016 foi apresentado

A quarta prova do Campeonato de Ralis dos Açores foi apresentada no final de quarta feira no Nonagon Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, contando com a presença de jornalistas e pilotos, para além de várias entidades e individualidades convidadas.

 

A primeira novidade na edição deste ano do Lotus Rallye é a mudança para a cidade de Lagoa do quartel general e do figurino da prova, respondendo a Direção Técnica do Grupo Desportivo Comercial ao desafio lançado pela edil lagoense, Dra. Cristina Decq Mota, aquando da apresentação do Azores Airlines Rallye, para que se avaliasse e voltasse a tornar a cidade e o concelho de Lagoa no centro de uma prova desportiva motorizada.

 

Para além da deslocação do centro nevrálgico do rali para a cidade de Lagoa, será também implementado, no que diz respeito a provas do campeonato regional da modalidade, uma prova de qualificação que permitirá aos cinco primeiros classificados escolher a ordem de partida para o dia seguinte de prova. Também a realização no mesmo dia, na urbanização do TecnoParque, da ‘Lagoa Stage’ com duas passagens e a sua consequente entrega de prémios, adicionando mais emoção e interesse a mais uma jornada do Campeonato de Ralis dos Açores.

 

Do programa da prova destacam-se ainda a abertura de inscrições a 1 de julho, terminando a mesma a 12 de julho, estando prevista a publicação da lista de inscritos para 14 de julho, data em que se inicia o período para acreditação de jornalistas, para acompanhamento profissional da prova.

 

O sábado de manhã está reservado a reconhecimentos. Também no sábado, mas a partir das 14:00, é possível aos concorrentes efetuarem os treinos livres para a Qualificação, sendo que uma hora mais tarde realiza-se a respetiva prova de Qualificação, no troço dos Remédios.

 

No mesmo dia, pelas 17:30, realizam-se as duas passagens por ‘Lagoa Stage’ no traçado que será desenhado no Tecnoparque de Lagoa, com fim previsto para as 19:45, altura em que se realizará a cerimónia de pódio referente a esta prova inicial. Pelas 20:00 realiza-se a escolha da ordem de partida para o dia seguinte.

 

O domingo é o dia “grande” de prova, com a disputa de 8 provas especiais, correspondente à passagem dupla por quatro troços, a saber Soluções M (7,08 km), Remédios-Água de Pau (7,43 km), Veredas-Achada das Furnas (6,65 km) e Monte Escuro-São Brás (10,01 km), com a hora de partida para a primeira prova especial de classificação a estar agendada para as 11:57. Pelas 14:00 há paragem pelo parque de assistência para o rali ser retomado a partir das 14:48 para segunda passagem nessas mesmas provas especiais.

 

A cerimónia de pódio e consagração dos vencedores e finalistas do Lotus Rallye 2016 está marcada para as 17:05, a realizar-se na Alameda do Conhecimento, no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.

 

Este é um rali disputado maioritariamente em pisos de terra, com uma extensão total de 168,84 km, onde 62,34 km correspondem à extensão das provas cronometradas.

 

O Lotus Rallye, edição de 2016, realiza-se na ilha de São Miguel, organizado pelo Grupo Desportivo Comercial, entre 23 e 24 de julho e é a quarta prova pontuável para o Campeonato de Ralis dos Açores.

(Imagem: Câmara Municipal de Lagoa-Açores)

Ralies

lotus-rallye

Calendário
Social