_PCS1340

LOTUS Rallye 2017 :: Moura imbatível em mais um rali

Ao vencerem sete das oito provas especiais da edição de 2017 do Lotus Rallye, Ricardo Moura e Sancho Eiró (Ford Fiesta R5) chamaram a si e ao seu já longo currículo mais uma vitória em provas do Campeonato de Ralis dos Açores. A dupla campeã de ralis dos Açores em título, impôs sempre um andamento muito forte desde o inicio conseguindo superiorizar-se aos demais. Vencem o rali com 35,9 segundos de vantagem para os mais diretos adversários.

 

Luís Miguel Rego e Jorge Henriques (Ford Fiesta R5) terminam no segundo posto, depois de um rali construído de trás para a frente. Na terceira prova especial do dia, vêm o seu Ford padecer de um problema na caixa de velocidades, tendo que cumprir a primeira passagem por Monte Escuro/São Brás, a prova especial de maior extensão do rali, nessa condição. À chegada ao parque de assistência ainda mudam a caixa de velocidades, mas penalizem em 10 segundos por terem saído atrasados do parque. Ainda assim e durante a tarde, superiorizam-se e terminam no segundo posto.

 

Ruben Rodrigues e Estevão Rodrigues (Citroen DS3 R5) terminam o rali no terceiro posto à geral. A prova nem sempre correu de feição aos homens do R5 da marca francesa, ainda assim valendo o resultado final e deixando o ‘tira teimas’ do campeonato adiado para as próximas provas.

 

Pedro Vale e Rui Medeiros (Mitsubishi Lancer Evo IX) viram, em São Miguel, confirmar-se o seu valor, porquanto haviam estreado este carro no Rali Ilha Azul, a anterior prova do campeonato, com muitos problemas. Agora e com tudo em condições, Vale e Medeiros foram constantemente quartos e os melhores, embora únicos, RC2N.

 

Rafael Botelho e Nuno Rodrigues da Silva (Citroen DS3 R3T) venceram a competição reservada aos veículos com duas rodas motrizes, terminando no sexto posto da classificação geral. Se na parte inicial da prova travaram grande duelo pela melhor posição à geral com Bruno Tavares e André Seabra (Peugeot 205 MI16), certo é que depois do abandono deste, a sua maior vantagem permitiu chamar a si mais uma vitória, não só nas 2RM mas também no grupo RC3.

 

Marco Soares e Tomás Vultão (Citroen Saxo Cup) foram os seguintes na classificação geral e na competição das duas rodas motrizes. Soares e Vultão foram constantes quanto bastasse para conseguirem um dos melhores resultados da sua equipa nos últimos tempos. Vencem também, neste Lotus Rallye, o grupo RC4.

 

João Faria e António Olas (Peugeot 206 RC) não tiveram a sorte do seu lado neste rali, tendo furado e perdido bastante tempo ainda de manhã. Fizeram o resultado possível na prova, concluindo a mesma no terceiro posto entre os concorrentes às duas rodas motrizes, sendo também os oitavos classificados da geral.

 

Os nonos classificados da geral foram Carlos Andrade e Tiago Mota (Renault Clio R3) com o piloto da ilha Terceira, neste rali acompanhado por outro habitual piloto, Tiago Mota, a cumprir mais uma jornada do Campeonato em pisos de terra.

 

Ao terminar no 10.º posto da classificação geral, Adriano Medeiros e Paulo Leal (Renault Clio RS) venceram a competição reservada aos Veículos Sem Homologação e também o Grupo VSH2, sendo secundados no pódio por Hélder Pimentel e Paulo Santos (Toyota Yaris), vencedores do Grupo VSH1 e por Ruben Moura/Filipe Tavares (Citroen Saxo).

 

João Torres e João Reis (Toyota RAV4) concluíram a tabela de classificação da edição de 2017 do Lotus Rallye, vencendo o Grupo VSH3.

 

O Grupo Desportivo Comercial agradece, reconhecido, o apoio do Governo dos Açores, da Fábrica de Tabaco Estrela, a Câmara Municipal de Lagoa e a NONAGON Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, entidades que tornaram possível esta prova, que foi a quarta pontuável para o Campeonato de Ralis dos Açores. Um agradecimento também ao Grupo Bensaúde, à Ilha Verde, à MEO, à Portos dos Açores, à Mareaçor e ao Escritório Digital pela colaboração neste evento.

 

Consulte a classificação final do Lotus Rallye, edição de 2017.

 

Fotografia: Pedro Carreiro e Silva (PCSilva_Fotografia)

Ralies

lotus-rallye-2017

Calendário
Social