IMG_81982

Lotus Rallye 2018 foi apresentado

Após o seu reposicionamento no calendário, a sétima e derradeira prova do Campeonato de Ralis dos Açores foi apresentada na última quarta-feira, 24 de outubro, no Museu do Tabaco situado na Freguesia da Maia, contando com a presença de jornalistas, pilotos, bem como, várias entidades e individualidades convidadas, com destaque para Jaime Rita, o Presidente da Junta de Freguesia de Maia, Tânia Mota, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande e Dr. Costa Martins da Fábrica de Tabaco Estrela – o principal patrocinador do evento.

 

Por motivos de saúde, Francisco Coelho esteve ausente na apresentação, mas o Grupo Desportivo Comercial esteve representado por Bruno Cruz, Rui Branco e Rui Amaral, bem como, o novo director de prova, António Medeiros.

 

A primeira novidade na edição deste ano do Lotus Rallye é a mudança para o Concelho de Ribeira Grande, sendo o parque fechado e secretariado situados na freguesia de Maia durante os dias do evento. Uma nova super especial citadina e três passagens por duas classificativas bem conhecidas, mas com algumas alterações, fazem parte do itinerário da edição 2018 do Lotus Rallye.

 

Este é um rally disputado maioritariamente em pisos de terra, com uma extensão total de 244.33 km, onde 64.88 km correspondem à extensão das provas cronometradas e segundo as palavras de Dr. Costa Martins, o piloto Ricardo Moura estará presente no evento com a viatura zero, desmentindo ainda alguns rumores que indicavam o fim do apoio da FTE aos seus pilotos e a maioria dos rallies disputados na Região Autónoma dos Açores.

 

Conforme o programa da prova, as inscrições tiveram o seu início no passado dia 20 de outubro, terminando a mesma a 28 do mesmo mês, estando prevista a publicação da lista de inscritos para 2 de novembro, que antecede o dia para o pedido de acreditação de jornalistas, para acompanhamento profissional da prova.

 

Haverá quatro dias disponíveis para reconhecimentos da prova, mas apenas poderão ser escolhidos dois dias das quatro opções, sendo o primeiro período entre 3 e 4 de novembro, ou entre os dias 8 e 9 de novembro. Este último será o escolhido para o reconhecimento da nova super especial que se disputa no centro da cidade de Ribeira Grande, poucas horas antes do início da competição na noite de sexta-feira que compõe a primeira secção, com paragem no parque de assistência antes e depois da super especial.

 

No dia seguinte, pelas 10:37, realiza-se a primeira de três passagens por Monte Escuro/ São Brás com extensão total de 10.30km, repetindo-se às 13:08 e a última às 15:39. O traçado da especial Achada/ Graminhais com 10.38km terá a sua primeira passagem prevista para as 11:20, seguindo-se às 13:51 e a derradeira às 16:22, havendo duas paragens de 30 minutos no parque de assistência após a segunda e a terceira secção.

 

A cerimónia de pódio e consagração dos vencedores e finalistas do Lotus Rallye 2018 está prevista para as 17:05, a realizar-se na freguesia da Maia. No entanto, a entrega de prémios e troféus serão entregues na festa de encerramento pelas 22:30 no Mercado da Ribeira Grande.

 

O Lotus Rallye, edição de 2018, realiza-se na ilha de São Miguel, organizado pelo Grupo Desportivo Comercial, entre os dias 9 e 10 de novembro, sendo o sétimo e derradeiro evento pontuável para o Campeonato de Ralis dos Açores, onde será decidido o título de campeão absoluto 2018.

 

 

Ralies

lotus-rallye-2018

Calendário
Social