
Eduardo Carpinteiro Albino e José C. Figueiredo são os líderes do Azores E-Rallye depois de concluído o primeiro dos dois dias de competição da organização do Grupo Desportivo Comercial. A dupla do KIA Niro EV regressou à Lagoa, cidade anfitriã da segunda prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias, com uma penalização de 52 pontos, menos 10 que os seus maiores adversários até à altura.
O evento, que é também candidato à FIA Eco Rally Cup de 2024, tem sido palco de uma grande disputa pela liderança pois os atuais segundos classificados, Nuno Serrano e Alexandre Berardo, também em KIA Nero EV, passaram igualmente duas vezes pelo comando. Não muito longe das equipas da frente estão Hugo Batista e Ivo Tavares, terceiros com um Ford Mustang Mach-E e com 68 pontos de penalização até ao momento.
O lote dos cinco primeiros classificados no final da segunda secção inclui ainda Rodolfo e Andreia Serrano, ao volante de um Nissan Leaf, e João Gonçalves e Pedro Condessa, a bordo de um BMW i3. A sua penalização, no entanto, não deverá permitir, em condições normais, que possam vir a aspirar pelo pódio.
O Azores E-Rallye regressa amanhã, domingo, 25 de junho, à estrada para as terceira e quarta secções. A prova volta a arrancar da Lagoa, às 09:00, e prevê a disputa de Pico da Pedra, Cooperativa e Lagoa de Prata antes de um reagrupamento nos Poços de São Vicente Ferreira, entre as 10:05 e 10:35. A última secção terá a passagem por Criação, Santa Bárbara, Volcano Stage, Pico de Mafra e Lagoa do Alferes. O rali termina no Campo de Futebol das Sete Cidades às 12:00.